Agentes De Saúde Vistoriam Residências Para Combater A Proliferação Da Dengue

A ação de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), iniciada no último dia 13 de outubro, tem como finalidade analisar as residências com o objetivo de coletar larvas para identificar se são do mosquito Aedes aegypti e, também, para orientar os munícipes
onlinealtotiete-noticias.agentes-de-saude-vistoriam-residencias-para-combater-a-proliferacao-da-dengue/

Avaliação de Densidade Larvária tem como objetivo coletar larvas para identificar se são do Aedes aegypti e avaliar o grau de risco de infestação

Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito da dengue no município, a Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma ação nos bairros da cidade. Nesta quinta-feira (21/10), a equipe de Combate à Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, esteve em Calmon Viana, para vistoriar as residências e coletar amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya.

A ação de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), iniciada no último dia 13 de outubro, tem como finalidade analisar as residências com o objetivo de coletar larvas para identificar se são do mosquito Aedes aegypti e, também, para orientar os munícipes sobre a importância de manter alguns cuidados como, por exemplo, não jogar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água fechadas, encher pratos de plantas com areia, entre outros.

“Vale ressaltar que não estamos visitando todas as casas e, sim cinco residências por quarteirão, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde. Por meio destas vistorias, também podemos identificar o grau de risco de cada bairro, assim como os erros mais comuns cometidos pelos munícipes que podem causar a proliferação do inseto. Com base nestas análises, podemos calcular o risco de infestação na cidade e quais são os pontos mais críticos”, destacou Adriano Fernandes, coordenador de Combate à Endemias.

De acordo com o responsável pela ação, em 2020, o município de Poá registrou 10 casos positivos de dengue e, neste ano, 29 casos já foram confirmados. “Apesar do aumento, não significa necessariamente que a cidade apresenta um surto da doença, já que, em razão da pandemia da Covid-19, muitos casos acabaram não sendo notificados em 2020. Como não temos a precisão dos números, por este motivo, foi adotada a ADL a fim de diminuirmos riscos de proliferação da dengue”, enfatizou Adriano.

Apesar de ainda não possuir os dados desta ação, já é possível estimar que os agentes encontram larvas em uma a cada 20 residências vistoriadas. “A ação será realizada até a próxima quinta-feira (28/10). Contamos com a colaboração da população, porque a nossa maior dificuldade é o acesso às residências. É bom frisar que seguimos os protocolos sanitários como o uso de máscara, por exemplo, além dos agentes envolvidos na ADL já estarem vacinados contra a Covid-19”, finalizou o coordenador.

CRONOGRAMA

25/10 – Vila Amélia e região

26/10 – Jardim Emília e região

27/10 – Jardim Nova Poá e região

28/10 – Jardim São José e região FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá

Compartilhar:

Mais postagens

noticia-international-economia-omicron-mercado_de_acoes_tem_pior_dia_do_ano_guerra_comercial_china_mundoeua

Ações da China fecham em alta com ômicron e política econômica em foco

“No curto prazo, temos de prestar atenção em como os governos estrangeiros lidam com a variante ômicron, enquanto, internamente, precisamos nos concentrar em se a Conferência Central de Trabalho Econômico em dezembro irá divulgar mais sinais de flexibilização”, disse Mary Xia, analista de mercado de juros da China na UBS Securities.

alto-tiete-serviço-Centro de Controle dos Mananciais Metropolitanos Prof. Rubem La Laina Portomananciais.sabesp.com.br/Home

Situação dos Mananciais

O boletim diário dos mananciais apresenta uma síntese diária da situação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, trazendo dados atualizados de volumes operacionais, vazões, níveis e pluviometria nos reservatórios e sistemas, além das vazões captadas pelas Estações de Tratamento de Água de cada Sistema Produtor.

Envie-nos uma mensagem

Open chat
como posso ajudar? Entre em contato.