Praça do Sol Nascente é adotada pela Aceas Nikkey

A Praça do Sol Nascente foi adotada pela Associação Cultural Esportiva e Agrícola (Aceas) de Suzano e pelo Centro Educacional Nipo-brasileiro (Cenibras). Com isso, novas intervenções e manutenções passam a ser de responsabilidade da iniciativa privada, a custo zero para o município.
onlinealtotiete-suzano.sp.praca-do-sol-nascente-e-adotada-pela-aceas-nikkey/voluntarios- revitalizacao-convivencia-laser

Associação agora contribuirá com os cuidados e reparos no espaço, que já recebeu novo mutirão de limpeza

A Praça do Sol Nascente foi adotada pela Associação Cultural Esportiva e Agrícola (Aceas) de Suzano e pelo Centro Educacional Nipo-brasileiro (Cenibras). Com isso, novas intervenções e manutenções passam a ser de responsabilidade da iniciativa privada, a custo zero para o município. No último domingo (15/08), autoridades e voluntários estiveram no local para acompanhar a revitalização do espaço.

Na ocasião, 36 voluntários se reuniram para realizar a limpeza do entorno das árvores e plantas, adubagem da terra, regagem e poda. Eles ainda instalaram estacas de bambu junto à base de cada item plantado para preservar sua integridade em futuras ações de roçagem, evitando que sejam danificadas. Os serviços cobriram toda a extensão do espaço público. Com o mutirão, também houve a instalação da placa que oficializa a adoção do local, que fica na rua Baruel, 2.494, na Vila Sol Nascente.

O processo de adoção acontece com base no Decreto Municipal nº 8.433, que regulamenta este assunto. Por meio dele, indústrias, estabelecimentos comerciais, associações e ONGs podem assumir a responsabilidade social de colaborar com a conservação de uma praça da cidade, promovendo melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas em áreas do município, que seguem sendo públicas. Com a formalização da adoção, a Aceas Nikkey e a Cenibras assumem a tutela por um período entre seis meses e três anos, com possibilidade de renovação.

Diversas autoridades municipais marcaram presença no mutirão de limpeza, seja colaborando com as ações ou acompanhando o trabalho. Estiveram presentes a coordenadora do setor de Praças, Parques e Jardins, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, e o vereador Artur Takayama.

Na oportunidade, o parlamentar destacou a importância da Praça do Sol Nascente para a colônia japonesa de Suzano, sendo um símbolo da história e do elo afetivo que os imigrantes construíram com a cidade. Takayama pontua que ela significa muito para estas pessoas e agora será cuidada a custo zero para a prefeitura. Em 2019, foram plantadas 200 árvores de cerejeira no local e, agora, é assumido o compromisso de preservar o espaço e mantê-lo bem cuidado.

Larissa agradeceu a todos os 36 voluntários por sua dedicação e empenho, pois, em pleno domingo, se mobilizaram e trabalharam juntos para revitalizar o espaço de convivência. Ela ainda parabenizou a associação pela iniciativa, um exemplo que fortalece a responsabilidade social e o compromisso com os ambientes de uso comum no município. A primeira-dama cita que o objetivo da possibilidade de adotar um espaço como a Praça é impulsionar a preservação e as ações de manutenção, com a participação de toda a sociedade, sejam civis ou da iniciativa privada. Ela afirmou ter certeza de que a Aceas e a Cenibras vão tornar a Praça do Sol Nascente um espaço ainda mais belo para o uso de todos.

Compartilhar:

Mais postagens

noticia-international-economia-omicron-mercado_de_acoes_tem_pior_dia_do_ano_guerra_comercial_china_mundoeua

Ações da China fecham em alta com ômicron e política econômica em foco

“No curto prazo, temos de prestar atenção em como os governos estrangeiros lidam com a variante ômicron, enquanto, internamente, precisamos nos concentrar em se a Conferência Central de Trabalho Econômico em dezembro irá divulgar mais sinais de flexibilização”, disse Mary Xia, analista de mercado de juros da China na UBS Securities.

alto-tiete-serviço-Centro de Controle dos Mananciais Metropolitanos Prof. Rubem La Laina Portomananciais.sabesp.com.br/Home

Situação dos Mananciais

O boletim diário dos mananciais apresenta uma síntese diária da situação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, trazendo dados atualizados de volumes operacionais, vazões, níveis e pluviometria nos reservatórios e sistemas, além das vazões captadas pelas Estações de Tratamento de Água de cada Sistema Produtor.

Envie-nos uma mensagem

Open chat
como posso ajudar? Entre em contato.